A ação ocorre por conta de serem desviados ou não registrados pela concessionária por causa de irregularidades no sistema de medição por intervenção de terceiros e ligações ilegais.
A denúncia e a regularização desse tipo de fraude é importante para garantir energia de qualidade a todos os clientes, de acordo com a constituição brasileira a prática é considerada crime, com pena entre um a quatro anos de reclusão. Foram feitas 38 mil inspeções em 2022 e identificadas cerca de 9.600 irregularidades.
Segundo o coordenador de Medição e Combate às Perdas da Energisa “A rede elétrica é planejada para atender os clientes regulares e cadastrados nos sistemas da companhia. O furto prejudica a qualidade e segurança do fornecimento da energia elétrica, porque impacta diretamente na qualidade de energia para o cliente regular. Há ainda o risco de acidente por choque elétrico. Por isso, orientamos que os clientes sempre busquem a Energisa para regularizar a situação”, explica Evandro.
Quando a fraude é identificada é necessário a realização do boletim de ocorrência, além disso a Energisa realizará a cobrança do valor retroativo referente ao período de irregularidade.
Canais de atendimento
Gisa: gisa.energisa.com.br Site: energisa.com.br
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196
Rua Ministro Apolônio Sales, 81, Inácio Barbosa, Aracaju – SE