“Muitos pais consideram que dentro de casa os filhos estão mais seguros, porém esquecem de verificar se há algum risco na própria residência. Uma tomada irregular, por exemplo, é um risco muito grande para as crianças que se divertem usando eletrônicos. Deixar que a criança use o celular ou tablet enquanto está carregando, ou ligar o videogame junto com outros aparelhos, sobrecarregando a tomada, também são atos inseguros que podem provocar acidentes com consequências graves. As residências normalmente ainda estão decoradas para o período Natalino e esses cuidados também se estendem aos enfeites que fazem uso de energia elétrica como luzes dos pisca-piscas muito comuns nesta época do ano”, explica o gerente de Operações, Daniel Flor.
Para pais que estimulam brincadeiras ao ar livre, como soltar pipa, a recomendação é a escolha do lugar. É de extrema importância que os pais direcionem as crianças para campos abertos, longe de energia. Em 2022 foram registrados pela Energisa 125 ocorrências de pipas em redes elétricas, interrompendo o fornecimento de energia para 92 mil clientes.
“As pessoas jamais devem tentar retirar as pipas presas na fiação e postes de energia. Em caso de interrupção de energia ou cabo partido, a recomendação é acionar a Energisa o mais rápido possível pelos nossos canais para evitar acidentes. Apenas os profissionais autorizados pela Energisa, equipados com todos os itens de segurança e treinamentos necessários, podem fazer a manutenção na rede elétrica. O uso de materiais cortantes como linha chilena e o cerol, também não é indicado, já que pode provocar graves acidentes”, acrescenta Daniel.
Rua Ministro Apolônio Sales, 81, Inácio Barbosa, Aracaju – SE