O presidente do Concese, Celso Hiroshi Hayashi, em diálogos com os demais conselheiros da instituição, tem manifestado preocupação com os desdobramentos do Projeto de Lei (PL) das Eólicas, atualmente em discussão no Congresso Nacional. O projeto, que originalmente trata da regulamentação para a expansão da energia eólica, tem sido alvo de críticas por segmentos diversos da sociedade devido à inclusão de “jabutis” — emendas que podem elevar as tarifas de energia elétrica em até 11%, segundo especialistas.
“A preocupação do Concese é sempre com o consumidor, que já enfrenta uma das mais caras energias do mundo. Nosso papel enquanto instituição é o de também acompanhar o mais de perto possível esse tipo de debate e compartilhar informações, para que a sociedade compreenda os impactos dessas decisões no dia a dia”, afirmou Hayashi. “Estaremos utilizando nossos canais de comunicação para levar informação aos consumidores, e buscaremos ocupar alguns espaços na mídia com o mesmo propósito. Os sergipanos devem estar atentos, por as consequências dessas e de outras questões que estão sendo debatidas em nível nacional afetam a todos”, diz Hiro, ressaltando que a energia deve ser acessível e que o foco deve permanecer em políticas que promovam equilíbrio entre custos e benefícios para os consumidores.
A atuação do Concese reforça sua missão de garantir que o setor elétrico funcione de forma eficiente e equilibrada, com tarifas justas e acessíveis. O Conselho continuará monitorando o andamento do PL das Eólicas e informando os consumidores sobre os próximos passos e possíveis desdobramentos.