Clientes precisam manter o cadastro atualizado
A Energisa Sergipe realiza diariamente manutenção preventiva na rede elétrica com o objetivo de garantir a qualidade no fornecimento de energia elétrica nos 63 municípios de atuação da concessionária. Em algumas situações, é necessário o desligamento da rede elétrica para atuação da equipe com segurança.
Os ‘Desligamentos Programados’ são interrupções no fornecimento de energia de forma programada e regulada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). O gerente de Construção e Manutenção da Distribuição da Energisa Sergipe, Thyago Tanouss, explica que a Energisa utiliza alternativas, a exemplo do mega jumper e equipes de linha viva, para que o serviço seja realizado sem o desligamento da rede elétrica.
“Em situações que não é possível utilizar essas técnicas e equipamentos, é necessário realizar o desligamento da rede de forma programada para que manutenção preventiva ou obra de melhoria da rede seja realizada. Antes de realizar o desligamento da rede elétrica, a Energisa informa os clientes com 72 horas de antecedência por meio do site da Energisa, avisos em rádios, carros de som e, em alguns casos, cartas e envio de SMS. O intuito é que os clientes possam se planejar para o intervalo em que a rede elétrica estará desligada”, afirma Thyago
Nos avisos de desligamento programado, são informadas as regiões que receberão a melhoria, a hora de início e previsão do horário de finalização do serviço, que pode retornar antes do previsto. O desligamento da rede elétrica é adotado para garantir a segurança dos profissionais da empresa e da população. “É direito do cliente receber esses avisos com antecedência para que eles possam se programar. Por outro lado, é um dever no cliente manter o cadastro sempre atualizado para que eles possam receber as comunicações. Os clientes são avisados de forma prévia por meio de avisos personalizados, no site da distribuidora, rádios, SMS e e-mail. Por isso, ressaltamos a importância de manter esse cadastro atualizado para que eles possam receber esses comunicados de forma antecipada e se programarem”, ressalta.
Desligamento emergencial
O desligamento programado é realizado para uma melhoria na rede elétrica. Já o desligamento emergencial não é programado e pode acontecer por ações climáticas, acidentes de trânsito, entre outros motivos. Nesses casos, é preciso atuar de forma rápida e não há tempo hábil para informar os clientes sobre a necessidade de desligamento da rede. As equipes realizam os reparos no menor tempo possível.
Canais de atendimento
WhatsApp (Gisa): (079) 98101-0715
Aplicativo Energisa On (disponível no Google Play ou App Store do celular)
Call Center: 0800 079 0196