Projeto “Energia Sustentável é Fundamental” amplia presença em escolas de Sergipe

O projeto “Energia Sustentável é Fundamental”, uma iniciativa do Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe (Concese), em parceria com o Clube Quarks de Ciência e escolas estadual e municipal, será expandido em 2025 . Em reunião realizada na última sexta-feira, integrantes das duas instituições e professores das escolas participantes promoveram uma segunda rodada de diálogos sobre os avanços e as novas diretrizes do projeto, que envolve pesquisadores, educadores, alunos e comunidade.

De acordo com Celso Hiroshi Hayasi, presidente do Concese, a iniciativa busca integrar os tema energia e sustentabilidade ao processo de ensino-aprendizagem: “É um projeto que envolve escolas municipais e estaduais para levar o tema da energia, que é um bem essencial para a nossa sociedade, para dentro da sala de aula. Queremos ampliar a inserção dessa discussão junto aos estudantes, abordando temas como energia solar, eólica, eficiência energética, meio ambiente e sustentabilidade”, afirmou.

O projeto, que teve início em 2024, agora expande sua atuação para o interior do estado. Este ano, além do Centro De Excelência Profª Maria Das Graças Azevedo Melo, da rede estadual; das escolas municipal Papa João Paulo II e Dom José Vicente Távora, o projeto contará também com o envolvimento do Centro de Excelência Profissionalizante Professor Udilson Soares, da cidade de Simão Dias. Ainda segundo o presidente do Concese, além dos resultados no ambiente escolar, o objetivo é que o projeto sirva de modelo para futuras políticas públicas: “Queremos que essa iniciativa seja uma trilha pedagógica a ser aplicada em escolas de tempo integral. Nossa meta é que o tema da energia seja incorporado ao plano de ensino do estado, contribuindo para a formação de gerações mais conscientes sobre a importância do uso racional da energia elétrica”.

O Energia Sustentável é Fundamental, além do envolvimento, do compromisso e entrega de dezenas de professores, tem no Clube Quarks de Ciência um aporte científico fundamental para a abordagem pedagógica do projeto, treinamento dos profissionais envolvidos e algumas ações junto aos estudantes. Segundo Cochiran Santos, representantes da entidade, a proposta consiste na construção de uma trilha pedagógica abrangente. “O projeto foi inicialmente pensado para o ensino fundamental, mas agora está sendo ampliado para o ensino médio. O Quarks contribui com a formação continuada dos professores e com a parte experimental, fornecendo materiais e suporte didático para que os docentes se tornem multiplicadores desse conhecimento”, explica Cochiran.

Para o professor Raul Ribeiro, do Centro de Excelência Profissionalizante Professor Udilson Soares, a participação da escola é essencial para fortalecer a relação entre educação e realidade social. “A sala de aula precisa sair dos muros da escola e atingir a vida dos alunos. Pensar em energia de forma consciente é essencial para melhorar a qualidade de vida dos nossos estudantes. A nossa perspectiva é que eles compreendam que toda ação gera uma reação e que o mau uso da energia pode ter impactos negativos”, explicou.

O professor Mateus Gonçalves Ferreira, do Centro De Excelência Profª Maria Das Graças Azevedo Melo, juntamente com os demais professores que estiveram envolvidos no projeto em 2024, destacou os aspectos que asseguram o sucesso do projeto e da importância de também envolver os pais dos estudantes: “Em relação ao ano passado, foi bastante interessante pela aprendizagem dos alunos, de levar os alunos realmente a uma conscientização sobre a importância de um consumo responsável de Energia. Eles puderam ver in loco como esse impacto acontece, caso eles não consigam fazer uma economia de energia, e que isso envolve não somente a produção de energia, mas o impacto em todo ambiente, tanto social, quanto cultural e histórico na região. Em 2025, um dos desafios é envolver ainda mais a comunidade, os pais dos estudantes. Observamos que os filhos se inspiram nos pais, por isso precisamos trabalhar a consciência energética de toda a família. Essa abordagem pode garantir um consumo mais responsável de energia dentro e fora da escola”, ressaltou.

Celso Hiroshi, presidente do Concese
Professores Raul Ribeiro e Joseval Santos, de Simão Dias.
Prof. Matheus Gonçalves
Prof. Cochiran Santos e integrantes do Clube Quarks de Ciência