Pacientes que usam aparelhos de sobrevida devem comunicar à Energisa: Cadastro é simples e garante atendimento prioritário

Os clientes da Energisa em Sergipe que utilizam aparelhos médicos ligados na energia elétrica devem realizar o cadastro junto à concessionária para receber prioridade no atendimento em casos de interrupções de energia ou para receber avisos de desligamento programado para manutenção ou melhoria da rede elétrica.
Esse atendimento está previsto nos Direitos e Deveres do Consumidor de Energia Elétrica, conforme estabelece a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), e expressa o cuidado que a distribuidora deve manter com a vida dos pacientes.
Estão entre os equipamentos entendidos como vitais estão os respiradores ou ventilador pulmonar, monitores de parâmetros vitais, bombas de infusão, aparelhos de diálises, entre outros. Para realizar o cadastro ou atualizar o mesmo, o titular da conta deve comparecer, de forma presencial, a uma das agências da Energisa. Além disso, é necessário apresentar documentos que comprovem a identidade do cliente e o relatório médico contendo o CID com a referida necessidade do paciente, o período de vigência e carimbo com CRM do médico.
“Com a atualização dessas informações, identificamos as áreas que possuem clientes que necessitam de atenção especial. Caso tenha algum incidente, viabilizamos com prioridade o atendimento com o principal objetivo de fornecer energia o mais rápido possível. É um direito desses clientes receberem este atendimento, mas também é dever manter os dados cadastrais atualizados”, explica Rosano.