O evento é realizado em parceria com a Ferreira Costa e o Conselho dos Consumidores.

“O nosso papel vai muito além do fornecimento de energia elétrica. É um dos nossos compromissos apoiar projetos culturais que preservam a identidade local. São projetos que têm mudado a vida de muitas crianças e jovens, formado profissionais e criando oportunidades de inserção no mercado de trabalho”, diz o diretor-presidente da Energisa, Roberto Currais.

Estimular a valorização cultural e a preservação da memória histórica é uma responsabilidade da ESG do Grupo Energisa. Além de fornecer energia nos municípios onde opera , a Energisa em Sergipe incentiva em Aracaju a Orquestra Jovem, e em Itabaiana a Filarmônica Nossa Senhora da Conceição, com o propósito de expandir a cultura sergipana.

Os jovens do município de Itabaiana que fazem parte da Sociedade Filarmônica Nossa Senhora da Conceição,têm aula de iniciação musical, prática de conjunto em orquestras, bandas, entre outras. No total são 380 jovens que têm suas vidas transformadas pela instituição, um desses jovens é a Greici Kelly Brito, 26 anos e há 13 anos faz parte desta instituição, ela conta seu depoimento referente ao projeto “É muito gratificante fazer parte tanto para mim como para outras pessoas. O conhecimento que é adquirido, o ambiente e o acolhimento para minha vida foi um abrir de portas para a arte. Hoje estou fazendo licenciatura em Música e sou muito grata”. O projeto conta com o amparo da Energisa desde 2020.


A Orquestra Jovem localizada em Aracaju conta com aulas de canto coral, violino, violoncelo, viola, contrabaixo, percussão, flautas e teoria musical. Contabilizando são 280 Jovens que fazem parte desse projeto.

“Há oito anos o projeto Orquestra Jovem de Sergipe tem sido de fundamental importância para as crianças e jovens dos Bairros Santa Maria e 17 de março porque efetivamente pratica a inclusão social através da cultura e da arte com aulas gratuitas. O projeto cumpre um papel extracurricular que, cientificamente comprovado, auxilia os alunos também em um melhor desenvolvimento escolar”, Conta o coordenador geral da Orquestra, Eder Getirana.