O Conselho de Consumidores da Energisa Sergipe (Concese) segue executando o projeto “Energia Sustentável é Fundamental” com ações educativas voltadas à promoção do uso consciente da energia elétrica e à valorização da ciência nas escolas públicas. Nesta segunda-feira, 14 de abril, foi realizada mais uma etapa da iniciativa: uma formação continuada para professores no Centro de Excelência Professora Maria das Graças Azevedo, em Aracaju. A atividade integra o conjunto de etapas do projeto, que tem fortalecido o trabalho pedagógico com recursos didáticos inovadores, experimentação científica e abordagem interdisciplinar.
A formação é parte essencial da proposta do projeto. Para o professor Matheus Gonçalves, do Maria das Graças, “esse projeto veio somar com a prática docente porque fornece material prático e contextualizado. A formação ajuda o professor a entender como os kits e os experimentos podem ser aplicados de forma transversal, enriquecendo muito as aulas. Os módulos entregues e os kits não são apenas conteúdos. Eles tornam a ciência real e prática. Desde que os estudantes começaram a usar o material, o interesse e a participação aumentaram visivelmente. Com o projeto, a escola já se prepara, inclusive, para apresentar os resultados em eventos como a Feira Estadual de Ciências, Tecnologia e Artes de Sergipe (CIENART), levando os experimentos e aprendizados para outros espaços de troca e visibilidade”, afirma Matheus.
O Energia Sustentável é Fundamental também proporciona aos alunos das escolas envolvidas, desde já, experiências fora de sala de aula, a exemplo do que aconteceu no último dia 11 deste mês com estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Papa João Paulo II, que participaram de uma visita ao Espaço Energia, centro educativo da Energisa localizado em Aracaju. No local, os estudantes vivenciam de forma lúdica e interativa temas como geração, transmissão e consumo responsável de energia. A atividade despertou curiosidade e promoveu reflexões sobre os desafios ambientais e a importância de práticas sustentáveis.
Entrega de Módulos: aprendizado para todos
Outro avanço importante do Energia Sustentável é Fundamental tem se dado com a entrega às escolas de novos módulos didáticos, compostos por apostilas atualizadas e kits experimentais. O material aborda temas como eletrostática, magnetismo, eletromagnetismo e geração de energia elétrica, permitindo que os estudantes realizem experimentos práticos que complementam o conteúdo teórico. O professor Cochiran Santos, representante do Clube Quarks, destacou que “os kits proporcionam uma ponte entre teoria e prática, permitindo que os alunos compreendam conceitos complexos de forma acessível e conectados ao seu cotidiano.”
O projeto liderado pelo Concese tem sido também importante para os próprios estudantes que fazem parte do Grupo Quarks, como afirma Lucas Francisco, discente do curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e atual presidente do Quarks. Lucas destaca o impacto do projeto em sua formação acadêmica: “O Quarks e o projeto do Concese me proporcionaram um contato que eu não teria na faculdade, que é muito mais teórico. Ter que adaptar a linguagem, engajar alunos do ensino fundamental e médio, criar materiais didáticos, tudo isso tem me preparado para uma realidade mais ampla como futuro educador. Depois da pandemia, ficou ainda mais difícil engajar os alunos, e o projeto cumpre esse papel de aproximar os estudantes da ciência de forma divertida e relevante”, afirma Lucas.
Já João Pedro Iunk Perin, estudante de Física Médica (UFS) e um dos fundadores do Grupo Quarks, e também envolvido na elaboração dos módulos e treinamento dos professores, destaca o compromisso do grupo com a educação pública. “Desde o início do Quarks, em agosto de 2024, pensamos em como tornar a ciência acessível. Nosso foco é mostrar que é possível ensinar física e ciências com materiais simples, respeitando a realidade das escolas públicas e valorizando a autonomia dos professores. O projeto do Concese nos deu a oportunidade de transformar isso em realidade, e ver os professores utilizando nossos experimentos é extremamente gratificante”, afirmou João Pedro.
A próxima agenda do Concese em torno do projeto Energia Sustentável é Fundamental está marcada para o dia 22 de abril, no município de Simão Dias, no CEEP Professor Udilson Soares Ribeiro, onde será realizada nova entrega dos módulos experimentais e mais uma formação continuada com professores da unidade. A expectativa é de que a iniciativa continue inspirando alunos e educadores, consolidando o compromisso do Concese e dos parceiros com uma educação sustentável e transformadora.
O presidente do Concese, Celso Hiroshi Hayashi, celebrou as novas ações e alcance do projeto e reforçou a missão do Conselho: “Nosso papel é defender os direitos dos consumidores de energia, e isso passa também pela educação. Com o projeto ‘Energia Sustentável é Fundamental’, estamos plantando uma semente para o futuro. Cada experimento entregue, cada formação realizada, cada experiência proporcionada aos estudantes representa uma oportunidade de transformar a relação das novas gerações com a energia e com o planeta.”



