Cuidados na decoração de São João

Junho é um dos meses mais aguardado pelos sergipanos por conta dos festejos juninos. Para não estragar esse momento de alegria, é preciso redobrar a atenção para alguns cuidados em casa com a decoração e fogueiras, além de redobrar a atenção na rua para evitar acidentes, a exemplo de colisões em postes.
A colisão de veículos em postes impacta o fornecimento de energia em hospitais, escolas e a para população. Durante os festejos juninos, a atenção precisa ainda mais redobrada para evitar acidentes. Entre os riscos da colisão de um veículo em um poste é a possibilidade de cabos caírem nos arredores ou sobre o carro, por isso o condutor deve ficar atento ao sair do veículo para não sofrer um choque elétrico.
“A mistura de bebida alcoólica com direção aumento muito o risco de acidentes, incluindo as colisões com postes, mas outros fatores como sono, cansaço e excesso de velocidade também contribuem de forma decisiva para as ocorrências de acidentes desta natureza. Lembrando sempre que a vida e a segurança das pessoas é o que mais nos importa. Em casos de acidentes, o condutor deve acionar o Samu e a Energisa. Sempre que possível, o condutor deve ficar dentro do veículo para evitar choques elétricos. Quem for prestar socorro, também deve ficar distante e acionar o socorro”, orienta o coordenador de Qualidade da Energisa, Fabiano Nascimento.
Orientações durante os festejos
Reforçando as orientações de segurança, para quem vai decorar a frente da casa com bandeirinhas ou usar fogueiras. Se for decorar a frente da casa, a recomendação é colocar as bandeirinhas longe dos postes. “Também é importante evitar amarrar fios, cabos ou enfeites em postes ou fiações elétricas e substituir os enfeites de metais por adereços de materiais isolantes, como borracha e silicone, por exemplo, para evitar que conduzam energia, em eventual contato com a rede”, explica Fabiano.
Em relação aos fogos de artifício, a recomendação é manter distância dos fios elétricos e evitar apontar na direção de postes e condutores de energia. Ao montar a fogueira, deve-se observar a distância da rede elétrica e quanto aos balões, a recomendação é que não soltem.